Covid-19

COVID-19

A Comissão Municipal da Defesa Civil de Mariápolis Informa que haverá um aumento expressivo nas temperaturas na região de Presidente Prudente (SP), a partir desta quarta-feira dia (08).

Segunda-feira, 06 de novembro de 2023

Última Modificação: 21/03/2024 09:58:32 | Visualizada 14 vezes


Ouvir matéria

Onda de calor histórica para novembro promete fim de semana com temperaturas acima de 40ºC na região de Presidente Prudente.

Climatologista Vagner Camarini Alves alerta que podem ocorrer temporais localizados.

Climatologista Vagner Camarini Alves prevê temperaturas acima de 40ºC no fim de semana na região de Presidente Prudente-SP.

 

A partir desta quarta-feira (8), haverá um aumento expressivo nas temperaturas na região de Presidente Prudente (SP). A previsão é que se atinja o pico de mais de 40ºC no fim de semana, entre sábado (11) e domingo (12).

Segundo o climatologista Vagner Camarini Alves, isso se deve ao aquecimento das águas do Oceano Pacífico, com o fenômeno conhecido como El Niño, que gera ondas de calor extremo e diminuição da umidade relativa do ar. Assim, a incidência de chuva se torna menor na região Sudeste e se concentra no Sul do Brasil.

Alves ainda alerta que não há riscos de chuvas, mas podem ocorrer temporais localizados até mesmo com ventos acima de 80km/h e queda de granizo.

Ainda de acordo com o climatologista, a previsão pode ser histórica para o mês de novembro na região de Presidente Prudente.

 

A onda de calor exige uma atenção redobrada com a saúde.

Entre os riscos das altas temperaturas e da baixa umidade para a saúde humana, destacam-se sintomas que vão de ressecamento da pele até desconforto nos olhos, na boca e no nariz.

Confira algumas dicas importantes de cuidados:

  • faça a ingestão de bastante líquido (água e suco);
  • prefira lugares frescos e com ventilação adequada;
  • suspenda exercícios físicos e trabalhos ao ar livre no período entre 10h e 15h;
  • evite aglomerações em ambientes fechados; e
  • use soro fisiológico para olhos e narinas.

 

Fonte: https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2023/11/08/onda-de-calor-historica-para-novembro-promete-fim-de-semana-com-temperaturas-acima-de-40oc-na-regiao-de-presidente-prudente.ghtml

 

Onda de calor histórica para novembro promete fim de semana com temperaturas acima de 40ºC na região de Presidente Prudente. Crédito: A Comissão Municipal da Defesa Civil de Mariápolis Informa que haverá um aumento expressivo nas temperaturas na região de Presidente Prudente (SP), a partir desta quarta-feira dia (08).
Legenda: Onda de calor histórica para novembro promete fim de semana com temperaturas acima de 40ºC na região de Presidente Prudente.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00