Covid-19

COVID-19

Mariápolis está há mais de dois meses sem mortes de moradores por Covid-19

Sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Última Modificação: 15/10/2021 13:37:04 | Visualizada 34 vezes

Mesmo com o cenário positivo, população deve manter cuidados sanitários e vacinação


Ouvir matéria

Há mais de dois meses Mariápolis não registra novos casos de mortes de moradores da cidade por Covid-19. A verificação foi feita pelo SIGA MAIS a partir dos dados informados pela Secretaria Municipal de Saúde, em seus boletins epidemiológicos com dados locais sobre a pandemia.

O último óbito atribuído à doença a morador de Mariápolis - 10º - foi informado no boletim epidemiológico do dia 9 de agosto, há 67 dias atrás. Desde então, por mais de dois meses, a cidade não contabiliza novas mortes pela doença.

O poder público atribui esses indicadores à adesão da população às medidas sanitárias e à vacinação, à colaboração individual e coletiva dos moradores, como também ao trabalho das equipes de saúde que atuaram na linha de frente, no atendimento aos casos.

Outro fator positivo e que também contribuiu para esse cenário foi a criação da Central Covid, em junho deste ano, que permitiu centralizar o atendimento aos moradores, com a menor exposição de cidadãos e de trabalhadores das equipes de saúde ao risco de transmissão e contágio pela doença.

A pandemia não acabou: cuidados e vacinação

O cenário da pandemia é positivo em Mariápolis, com a evidente constatação de um cenário de estabilização para a doença. Porém, a população não pode descuidar, porque a pandemia não acabou.

Todas as recomendações e orientações sanitárias continuam ativas e vigentes, como o uso obrigatório de máscaras de proteção facial, evitar aglomerações, manter o distanciamento social e higienizar as mãos com água e sabão e/ou álcool 70%.

Também é necessário a adesão à vacinação, com as duas doses ou dose única, como também a dose de reforços para profissionais da saúde e idosos. Para a dose de reforço, é preciso respeitar um intervalo de 6 meses em relação à última dose recebida.

Vacinação neste sábado, das 8h às 17h

Para quem está com doses em atraso, na vacinação da Covid-19, o Posto de Saúde Ary Toledo da Silva (em frente à Praça da Matriz) irá atender neste sábado das 8 às 1h.

Em toda a campanha de vacinação, foram aplicadas 5.636 doses de vacinas contra a Covid-19 em moradores da cidade, das quais 2.908 aplicadas em primeira dose, 2.474 em segunda dose, 109 em dose única e 145 doses de reforço.

Fonte: www.sigamais.com

Mariápolis está há 67 dias sem mortes de moradores pela Covid-19 Crédito: Siga Mais
Legenda: Mariápolis está há 67 dias sem mortes de moradores pela Covid-19

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00