Covid-19

COVID-19

Zoonoses e Saúde da Família de Mariápolis orientam estudantes sobre dengue, leishmaniose e escorpião

Sexta-feira, 25 de março de 2022

Última Modificação: 25/03/2022 14:48:36 | Visualizada 51 vezes

Iniciativa ocorreu nas escolas municipais Nelson Magnani e Rute de Oliveira Casoti


Ouvir matéria

As equipes de Controle de Zoonoses e do programa Saúde da Família de Mariápolis visitaram recentemente as escolas municipais Nelson Magnani e Rute de Oliveira Casoti. Em palestras aos alunos, e utilizando uma maquete que reproduz um ambiente de moradia, os profissionais da saúde orientaram sobre a dengue, leishmaniose visceral e escorpião. A iniciativa visa promover a educação em saúde junto aos estudantes.

As ações de promoção da saúde para esse público escolar ampliam conhecimentos e habilidades para o autocuidado e bem-estar da saúde, bem como na prevenção de condutas de risco, proporcionando melhor qualidade de vida para as crianças e a família.

Dengue

A dengue uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A forma mais grave da doença pode levar à morte. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Leishmaniose

Leishmaniose é um tipo de doença infecciosa causada por um protozoário do gênero leishmania, considerado um parasita. Sua transmissão se dá por meio da picada do mosquito-palha. Há a leishmaniose humana e a leishmaniose canina. Nos seres humanos apresenta febre de longa duração, fraqueza, emagrecimento e palidez comosintomas. Fígado e baço podem ter seu tamanho aumentado, já que a doença acomete estes órgãos, podendo atingir também a medula óssea.

Uma das formas de contribuir para evitar a doença é manter quintais limpos e eliminar ao máximo a disposição de matérias orgânicas (folhas, galhos etc) e lixo.

Escorpião

Os escorpiões têm hábitos noturnos e durante o dia procuram se esconder em vãos, frestas, buracos, em meio a entulhos, entre outros. As medidas de controle e manejo no meio urbano baseiam-se na retirada e modificação das condições do ambiente a fim de torná-lo desfavorável à sua permanência e proliferação, como a vedação de uma frestas em parede na residência, a retirada de entulhos de construção entre outros.

A principal fonte de alimento dos escorpiões são os insetos e pequenos animais ou filhotes (aranhas, grilos, pássaros, roedores), sendo a barata seu alimento principal no meio urbano. 

Fonte: www.sigamais.com

Equipes da saúde em uma das salas de aula da rede municipal de ensino de Mariápolis Crédito: Divulgação
Legenda: Equipes da saúde em uma das salas de aula da rede municipal de ensino de Mariápolis

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00