Covid-19

COVID-19

PM Ambiental e estudantes fazem interação com animais e soltura de pássaros em Mariápolis

Terça-feira, 22 de março de 2022

Última Modificação: 22/03/2022 09:06:41 | Visualizada 27 vezes

Atividades ocorreram dentro da "Semana da Justiça pela Paz em Casa" promovida pelo Poder Judiciário


Ouvir matéria

Uma atividade de educação ambiental movimentou um grupo de estudantes da Escola Municipal Nelson Magnani, de Mariápolis, na tarde desta quinta-feira (10). A iniciativa, com exposição de animais taxidermizados, interação com animais e soltura de pássaros, teve a participação da 3ª Cia de Polícia Militar Ambiental.

A ação ocorreu dentro da “20ª Semana da Justiça pela Paz em Casa”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os Tribunais de Justiça de todo país. A ação local foi realizada pelo Poder Judiciário da Comarca de Adamantina, em programação articulada pela juíza da 3ª vara, Ruth Duarte Menegatti. 

A PM Ambiental montou sua estrutura em frente à Escola, com viatura e o trailer utilizado para ações especiais. No local foram dispostos exemplares da fauna brasileira, embalsamados, o que despertou a atenção dos estudantes. Os estuantes também tiveram contato com animais vivos, como cobras não peçonhentas.

Outro destaque da atividade foi a soltura de pássaros. O comandante da 3ª Cia de Polícia Militar Ambiental, capitão Júlio César Cacciari de Moura, conduziu essa etapa, com a participação das crianças. Elas receberam os pássaros retirados da gaiola e deram novamente liberdade aos animais. Em seguida, também com finalidade de promover a educação ambiental, o capitão destruiu as gaiolas. 

Entre as autoridades, além da juíza Ruth Menegatti e do capitão Cassiari, também acompanharam a atividade o prefeito de Mariápolis Ricardo Watanabe, o vice-prefeito Gilson Paulo e o secretário municipal de educação, Rodrigo José Soares.

Atividades com educadores

Ainda dentro da programação da “Semana da Justiça pela Paz em Casa”, Mariápolis recebeu nesta semana outras duas atividades. Na manhã de segunda-feira ocorreu a aula inaugural presencial do curso de formação para docentes da rede de ensino do Município de Mariápolis: Lei 14.164 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) na prática, realizada pela psicoeducadora Denise Alves Freire e pela pedagoga Denise Conde Godinho Farias Rocha, no Centro Comunitário.

Já à noite, também no mesmo espaço, ocorreu a palestra presencial "A Justiça no Universo Escolar", com o promotor de justiça da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Adamantina, Marlon Roberth de Sales, também dirigida a professores da rede de ensino do município.

Semanas Justiça pela Paz em Casa

As Semanas Justiça pela Paz em Casa ocorrem em três épocas do ano que marcam datas importantes de sensibilização pela igualdade de gênero: o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março; a data de sanção da Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha), em 7 de agosto; e o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, em 25 de novembro. Com a edição da Portaria CNJ nº 15/2017 e da Resolução CNJ nº 254/2018, a Semana Justiça Pela Paz em Casa foi incorporada à Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e passou a ocorrer de forma contínua. A primeira campanha foi realizada em março de 2015.

Fonte: www.sigamais.com

PM Ambiental e estudantes fazem interação com animais e soltura de pássaros em Mariápolis Crédito: Cedida
Legenda:

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00