Covid-19

COVID-19

Com avanço da vacinação, Mariápolis não tem nenhum novo caso positivo de Covid-19 em agosto

Sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Última Modificação: 13/08/2021 08:24:00 | Visualizada 82 vezes

Último caso positivo de Covid-19, em Mariápolis, foi registrado no dia 30 de junho


Ouvir matéria

Desde o início do mês de agosto, Mariápolis não registra nenhum novo caso positivo de Covid-19 em moradores da cidade. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Regiane Cristina Penha, o último caso positivo da doença em morador local foi no dia 30 de junho.

Um dos fatores que contribui para esse cenário é o avanço da vacinação.  Desde o início da imunização, e segundo dados atualizados nesta quarta-feira (11) no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, Mariápolis aplicou 3.516 doses de vacinas, das quais 2.539 aplicadas em primeira dose, 868 em segunda dose e 109 em dose única.

Atualmente, ainda de acordo com o boletim epidemiológico, a cidade contabiliza 847 notificações para a doença, desde o início da pandemia. Dessas notificações, 305 evoluíram para casos positivos e outros 537 foram descartados. Entre os 305 casos positivos, há 295 moradores curados e 10 óbitos, sendo o mais recente ocorrido no último domingo (8). Há, atualmente, 5 exames aguardando resultados, nenhum caso ativo e nenhum morador hospitalizado.

Esforço local

Desde março do ano passado a pandemia da Covid-19 atinge a sociedade, como um todo. No Brasil a situação foi agravada neste ano de 2021, com a chegada da segunda onda da doença, mais severa e muito mais letal, em razão das novas variantes do novo coronavírus. Nesse cenário, todas as cidades brasileiras foram fortemente impactadas pela doença.

Como estratégia e reforço para as medidas locais de enfrentamento à pandemia, a atual administração municipal transformou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Eronis Barbosa da Silva, na entrada da cidade, em uma Central Covid. Com essa decisão, o local passou a ser exclusivamente para atendimentos a moradores com quadro suspeito, sintomáticos e/ou positivos para a doença, evitando que moradores com casos suspeitos e/ou positivos tivessem contato com os demais moradores quando da busca por serviços no Centro de Saúde.

O reforço nas ações locais contra a Covid-19 foi decidido pelo prefeito Ricardo Watanabe, vice-prefeito Gilson Paulo Ferreira e pela secretária municipal de saúde Regiane Cristina Penha, após identificada a necessidade de ampliar as medidas, pelo município. As ações reforçaram a proteção aos moradores e profissionais que trabalham na linha de frente.

Mariápolis vacina moradores de 18 e 19 anos

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde de Mariápolis prossegue com a vacinação de moradores de 18 e 19 anos para o recebimento da primeira dose da imunização contra a Covid-19.

A vacinação acontece no Centro de Saúde Ary Toledo Silva (em frente à Praça Frei Dionísio Antonio Marinelli), das 8 às 11 e das 13 às 16 horas. É importante levar o Cartão do SUS, CPF e RG para a identificação. O uso de máscaras de proteção facial é obrigatório.

Higienização de mãos, uso de máscaras e evitar aglomerações

Três importantes orientações das autoridades de saúde, em todo o mundo, são mantidas vigentes e devem ser respeitadas pelos moradores locais, mesmo com avanço da vacinação: o uso de máscaras de proteção facial mesmo aqueles que já tenham tomado as duas doses ou a dose única da vacina; a higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool gel; e manter o distanciamento social, evitando aglomerações, inclusive festas e agrupamentos familiares. Todas essas medidas visam restringir a transmissão do vírus.

Fonte: www.sigamais.com

Mariápolis chega ao 12º dia de agosto sem novo caso positivo de Covid-19 no mês Crédito: Siga Mais
Legenda: Mariápolis chega ao 12º dia de agosto sem novo caso positivo de Covid-19 no mês

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00